Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

Roraima debate atendimento à saúde dos povos indígenas

Escrito por cristiane.carvalho | | Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 20h05 | Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 16h08

Ministério da Saúde participou da discussão sobre atendimento aos indígenas da região. Além de reuniões, foram realizadas visitas a aldeia e CASAI

Um dos estados com maior população indígena, Roraima, recebeu, nos dias 14 e 15 de novembro, a secretária Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Sílvia Waiãpi, com o objetivo de promover o debate sobre o atendimento aos índios na região. Durante a visita, a secretária participou do Seminário Roraimense de Saúde Indígena, além de reuniões e visita a aldeia e Casa de Saúde Indígena.

A secretária Sílvia Waiãpi visitou, ainda, as instalações da Operação Acolhida e conheceu detalhes de como é o trabalho do Exército Brasileiro e parceiros na iniciativa que recebe e abriga venezuelanos em Roraima diante da crise no país de origem.

O comandante General da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Márcio Bessa Campos, fez uma apresentação sobre a atuação do Exército Brasileiro na região e elogiou a dedicação de funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), com quem encontrou em ações em terras indígenas, e a ida da secretária ao estado. “A presença no local faz toda a diferença em relação à informação recebida no Gabinete”, destacou o comandante.

Em audiência com o governador de Roraima, Antonio Denarium, Sílvia Waiãpi defendeu a melhoraria no atendimento dos povos indígenas no estado. Na ocasião, a secretária disse ao governador que a homologação de pistas de pouso em terras indígenas é uma das prioridades e que Roraima deve ser o próximo estado a receber a equipe da Sesai que está trabalhando na regularização das pistas.

“No Amapá fizemos todo o levantamento das pistas com o auxílio logístico do governo estadual e esperamos contar com esse apoio aqui em Roraima”, disse Sílvia Waiãpi.

ENCONTRO - POVOS INDÍGENAS

O Seminário Roraimense de Saúde Indígena reuniu diversas lideranças de Roraima e representantes dos povos indígenas atendidos pelos Dseis Yanomami e Leste de Roraima, além de representantes dos funcionários da Saúde Indígena no estado. Juntos eles debateram os desafios da Saúde Indígena roraimense e apontaram soluções para os problemas que afetam o atendimento aos povos indígenas. A população indígena de Roraima é uma das maiores do país, para se ter ideia das 383 escolas do estado, 275 são indígenas.

VISITAS

A comunidade indígena Sanoma, um dos três troncos étnicos que formam o povo Yanomami, também recebeu a secretária Sílvia Waiãpi. Ela foi conhecer de perto as condições de saúde do povo Sanoma e também o trabalho de Renato Sanoma, indígena que tem realizado trabalho na contenção do infanticídio nas aldeias da terra Yanomami.

Por Murilo Caldas, do NUCOM/SESAI
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580 / 2351

Fim do conteúdo da página