Ir direto para menu de acessibilidade.
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Banner teleSUS clique aqui
Início do conteúdo da página

Vamos combater as Fake News!

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Terça, 31 de Março de 2020, 18h13 | Última atualização em Terça, 31 de Março de 2020, 18h13

Prezados colaboradores

Agradecemos a dedicação de cada um de vocês nesse momento de pandemia do conronavirus (COVID – 19). Nossa responsabilidade é imensa e deve alcançar nossos familiares, amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos. Não repassem informações não-oficiais. Vamos combater as Fake News.

Nossa conduta ao receber informações é checar. Procurar saber se é verdade. O Ministério da Saúde é o nosso canal oficial, então acesse www.saude.gov.br ou https://coronavirus.saude.gov.br/

 

Se não encontrou a informação ou sua dúvida não foi sanada na checagem, deixe claro que você não conhece a procedência da informação encaminhada e indique os canais oficiais de comunicação do MS: 

Canal de comunicação

Identificador 

Portal

www.saude.gov.br

Facebook

minsaude

Twitter

@minsaude

YouTube

minsaudebr

Instagram

minsaude

Soundcloud

ministeriodasaude

Flickr

ministeriodasaude

Linkedin

Ministeriodasaude

Webradio

webradio

 

Replique apenas informações oficiais. Utilize o “Repositório Multimídia” e compartilhe os cards, peças publicitárias, vídeos e áudios.

O MS disponibiliza também uma página com as Fake News só do conronavirus (COVID – 19) e você pode conferir em https://www.saude.gov.br/component/tags/tag/fake-news.

Ainda que as informações que você recebeu sejam dos veículos de comunicação nacionais e internacionais (jornais, blogs, revistas, tv, etc) seja cauteloso ao partilhar.

Atitudes simples e responsáveis ajudam a combater as Fake News.

 

Fique por dentro:

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640.

 

Núcleo de Comunicação do DAF/SCTIE/MS

SARAMPO - saiba como se prevenir
Fim do conteúdo da página