Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Gestão do Trabalho é tema de livro lançado em Brasília

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 20h33 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 20h33

O livro atualiza o cenário da gestão do trabalho das Secretarias Estaduais de saúde

O livro “Os desafios da Gestão do Trabalho nas Secretarias Estaduais de Saúde no Brasil” foi lançado em Brasília, na semana passada, com a presença do Diretor do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Alessandro Glauco dos Anjos de Vasconcelos; a professora, coordenadora do projeto e representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Janete Lima de Castro; o represente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Haroldo Jorge de Carvalho Pontes e a representante da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), Monica Padilha. O evento aconteceu durante a plenária da 11ª Assembleia do CONASS, presidida pelo presidente do CONASS, Alberto Beltrame.

“O livro apresenta um diagnóstico sobre o funcionamento dos Setores de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde no Brasil, servindo de subsídio para impulsionar o aprimoramento da gestão do trabalho e, consequentemente, do serviço assistencial”, registrou o Diretor do DEGTS/ SGTES, Alessandro Glauco Dos Anjos de Vasconcelos.

Você sabe o que é Gestão do Trabalho na Saúde? Compreende a área responsável pela elaboração de políticas públicas que contribuam para qualificar a atuação dos profissionais de saúde, impactando diretamente na melhoria dos serviços prestados à população.”

O livro foi organizado em quatro estruturas, que apresentam o perfil do gestor do trabalho, a caracterização do setor de gestão do trabalho, as ações desenvolvidas e as dificuldades enfrentadas nos últimos cinco anos. Entre os itens analisados estão informações sobre atributos pessoais, atributos funcionais e experiência profissional dos gestores, bem como, informações sobre estrutura organizacional, pessoal ocupado, instalações, mobiliário, equipamentos, recursos orçamentários e financeiros. O resultado foi fruto da pesquisa “Análise das políticas e ações do campo da gestão e regulação do trabalho, implantadas no âmbito estadual do SUS”.

A pesquisa faz parte do “Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional e Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde”.  Iniciado em 2018, o projeto é realizado em parceria com a UFRN, sendo capitaneado pelo Observatório de Recursos Humanos, o Departamento de Saúde Coletiva e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da universidade. A viabilização da iniciativa ainda contou com a participação do CONASS e da OPAS/OMS no Brasil.

Segundo a professora e coordenadora do projeto, Janete Lima de Castro, o projeto surgiu com o objetivo de fortalecer a área da Gestão do Trabalho das Secretarias de Saúde, em especial, neste momento, as Secretarias Estaduais. “Em primeiro lugar, a relevância dessa pesquisa é que ela atualiza o diagnóstico da Gestão do Trabalho e, em segundo, ela foca nessa área, abordando as dificuldades e situações enfrentadas”, registrou Janete.

A versão digital foi disponibilizada para download: clique e saiba mais

Como parte das atividades do projeto ainda serão entregues artigos científicos e outras duas pesquisas. Ainda dentro do projeto, acontece o Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES) da UFRN, com vagas para profissionais que atuam nas secretarias, no Ministério da Saúde e na área da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. A secretaria é responsável por promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Por Nucom/SGTES
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página