Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde apoia o fortalecimento da capacidade de gestão de secretarias de saúde em Roraima

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 19h27 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 19h27

Equipe do Ministério da Saúde iniciou as ações de apoio a gestão junto às equipes de saúde da Secretaria Estadual de Roraima e Municipal de Boa Vista

Fotos: Divulgação

Roraima recebeu a equipe da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, entre os dias 11 a 14 de novembro, para iniciar as ações de fortalecimento da gestão de saúde locais. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima e a Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, foram realizadas atividades com os profissionais de saúde durante os quatro dias.

“Estamos na fase de análise situacional, coletando dados da força de trabalho, e esperamos, em breve, elaborar um plano de ação voltado para a busca de solução dos problemas registrados na região de Roraima”, registrou o Diretor Substituto do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Gustavo Hoff.

O Departamento de Gestão do Trabalho (DEGTS/SGTES), em parceria com as secretarias envolvidas, realizou a capacitação na análise e tratamento de dados relativos a força de trabalho com o objetivo de qualificar as equipes nos conceitos e nas etapas da metodologia. Os profissionais foram orientados sobre a coleta de dados para a análise situacional, compreendendo como realizar os cálculos e quais fontes de dados devem ser utilizadas. A capacitação ainda oferece às equipes autonomia para seguirem utilizando a metodologia como apoio à tomada de decisão.

A estratégia é a estruturação das capacidades gestores das secretarias de saúde através do planejamento de recursos humanos da área administrativa. O trabalho conduzido pelo Ministério analisa os processos de trabalho e qualifica as equipes para uma atuação mais eficaz. Com a estruturação realizada na área da gestão, o resultado beneficiará a assistência à população de forma duradoura.

A análise situacional irá compreender as 34 unidades de Atenção Primária, bem como as unidades hospitalares consideradas como prioritárias pelo estado. A primeira devolutiva está agendada para 05 de dezembro, quando as equipes locais irão enviar os dados para o Ministério da Saúde. Após a análise situacional, será realizada, em conjunto com a gestão federal, estadual e municipal, o plano de ação para a região.

A primeira reunião dessa iniciativa aconteceu em outubro, quando o estado de Roraima recebeu a equipe do Ministério para avaliar a situação e buscar soluções para um plano de ação que atenda às necessidades locais em relação à força de trabalho. A região enfrenta uma situação de fluxo migratório intenso, impactando na capacidade de oferta de serviços da rede de assistência à saúde.

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. A secretaria é responsável por promover a integração dos setores de saúde e educação para fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Por NUCOM/ SGTES
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página